Georg Klaus Leisner
Georg Klaus Leisner nasceu em Kiel em 1870, foi oficial do exército bávaro, com o qual participou numa expedição militar à China em 1900. Depois de terminar a I. Guerra Mundial já com a patente de major, Georg Leisner reorientou a sua vida quando descobriu a sua paixão pela Arqueologia. Começou os seus estudos universitários aos 60 anos de idade e tomou parte na 8va. campanha do célebre africanista Frobenius e, a partir de 1933, esteve na Península Ibérica, em 1938, com 68 anos de idade, Georg Leisner faz o seu doutoramento em Pré-História, defendendo uma dissertação sobre o megalitismo da Peninsula Ibérica.
____________________________________________________________
Vera Leisner
Vera Leisner, nasceu em Nova Iorque no ano de 1885. Esposa de Georg Leisner, realizaram o titânico empreendimento de fazer o inventário quase completo dos túmulos megalíticos da Península Ibérica, publicando os resultados das suas escavações a partir de 1943, na famosa obra Die Megalithgräber der Iberischen Halbinsel. Pelo seu trabalho, Vera Leisner obteve o doutoramento honoris causa pela Universidade de Freiburgo, na Alemanha. Vera Leisner faleceu aos 80 anos, no meio do seu trabalho, em Lisboa.
____________________________________________________________
Jorge Nogueira Lobo de Alarcão e Silva
Nasceu em Coimbra a 3 de Novembro de 1934 e nesta cidade fez todos os seus estudos, concluindo em 1958 a licenciatura em Ciências Históricas e Filosóficas com distinção. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou o Instituto de Arqueologia da Universidade de Londres nos anos lectivos de 1960-61 e 1961-62, e aí obteve o Academic Postgraduate Diploma in European Archaeology e o Diploma in Archaeological Conservation. Foi-lhe concedido o prémio Gordon Childe, anualmente atribuído ao melhor aluno do Instituto. Nomeado assistente da Faculdade de Letras de Coimbra em 1963, veio a doutorar-se pela mesma Faculdade em 1974, no ramo de Pré-História e Arqueologia, com uma tese subordinada ao título Cerâmica Comum Local e Regional de Conimbriga. Em 1978 foi nomeado professor extraordinário e em 1980, professor catedrático. É doutor honoris causa pelas Universidades de Bordéus (1985) e de Santiago de Compostela (1996). Recebeu o prémio Raoul Duseigneur da Académie des Inscriptions et Belles Lettres (Paris) pela obra Les villas romaines de São Cucufate, Portugal (de colab. com R. Etienne e F. Mayet).
____________________________________________________________